Da Série: "...É, Falou e disse ..."
[*]Palavra de Piriá: Acabel de ler um texto muito interessante no blog ( http://mk3news.multiply.com/) sobre a MK e a Pirataria.
Gostaria de deixar claro que não sou a favor da pirataria, estranho não é?! Mas é verdade. Distribuição gratuita de mp3 ou links não é pirataria.
Quero que leiam todo o texto e opinem aqui no blog e no blog original. Podemos até abrir um canal pra discussão pois o assunto está em alta e brevemente a questão da MP3 poderá ser resolvida e banida de vez do mundo digital (Acho meio impossível, mas...).
Transponho abaixo o texto na íntegra.
"Nesse fim de ano, a MK se vê rendida pela pirataria. Mesmo já sendo um império comercial e ganhando por todos os lados, a presidente Yvelise de Oliveira alega que 50% de todo o rendimento da empresa já é consumo de pirataria. “Isso chegou a níveis insuportáveis. Não podemos virar o rosto pra isso!”, diz a presidente furiosa.
A diretoria da empresa então, após bolar o slogan “sou cristão, pirataria não”, vem vinculando uma série de anúncios, seja rádio ou televisão, tentando persuadir o público específico de cada cantor. Naturalmente, as “dinossauras” em vendas foram as primeiras escolhidas para “impactar essa geração”. Porém, dando a impressão de um texto de improviso, os artistas muitas vezes não sabiam o que estavam falando. Alguns gaguejando, como por exemplo, a Comunidade Vida Cristã. Outros foram profundamente infantis.
Cassiane chamou a atenção ao direcionar-se a um público mais simples. A sensação que temos ao ouvi-la é a de que, se ela falar um pouco mais “difícil” seu público não vai entender a mensagem. "Pirataria começa com P de pecado, e o cristão tem que fugir disso", diz a cantora. Ainda bem que é com P!!
Já Fernanda Brum, recebe uma inspiração ninja de Rayssa, e fala através de um gesto de guerra, que não devemos praticar tal ato. Kleber Lucas, pastor e mais alguma coisa, assim como Fernanda optou pela linha espiritual da coisa. “Eu creio que há um espírito de engano por detrás de cada pirataria”, diz o cantor calmamente. Já a Comunidade Zona Sul, representada por Alcina e Jarbas, gravam um anuncio dos “melhorzinhos”. “Você gosta de falsa profecia? Bíblia faltando paginas?”, diz Alcina Villar com segurança enquanto Jarbas fica com cara de bobo ao seu lado.
Até aí nada demais. Afinal, a empresa vive de lucro. E que a pirataria tem crescido não só no meio gospel, mas no secular há milênios, isso é verdade. Porém, a MK tem ido ainda mais longe. Na ultima sexta feira, 01/12, Yvelise de Oliveira, a cantora Fernanda Brum, o apóstolo Ezequiel Teixeira, e o advogado Luiz Fernando Gervaerd, participaram de um debate na rádio 93 onde apenas esse assunto foi propagado, Pirataria. A empresa, que nunca “dá ponto sem nó”, sabe do alcance que a rádio tem sobre as fatias mais humildes do povo evangélico. E baseado nesses fatos, os participantes veicularam ideologias bíblicas bastantes perigosas em favor do orçamento da empresa.
Tendo grande projeção no meio gospel e sendo considerada quase uma enviada de Cristo a Terra, Fernanda Brum contou uma historia bíblica fazendo uma analogia com a pirataria.
“É assim que acontece quando compramos um CD pirata; pode parecer igual, mas não é. Quando se compra um produto falso, comete-se um crime, e todo crime gera morte. Toda imitação não vale a pena. Não compre coloquíntidas por abobrinhas, não compre gato por lebre”, diz a cantora de forma incisiva. Fernanda ainda foi mais longe, lembrando que parte do dinheiro arrecadado com a venda do CD Profetizando às Nações é remetida à Missão Portas Abertas. Ela só esquece de citar a outra parte que sustenta ela e sua família. Afinal, ela vive de seu trabalho artístico. Porém, o que se nota aqui é apenas o lado espiritual como razão universal.
Mas onde estaria o erro nisso tudo? Você provavelmente já comprou um cd pirata, não? Por acaso isso gerou morte em sua vida? Quando comprou, sabia que não teria dinheiro em seu orçamento para comprar aquele cd, que muitas vezes está caríssimo. E por isso, você gerou morte em sua vida?? Estamos nos deparando com uma prática assustadora e muito comum em meios de comunicação. A Manipulação.
Durante todo o debate os termos mais ouvidos foram “Precisamos fazer, temos que fazer..”. Yvelise por exemplo usa uma das piores frases de sua vida. “O diabo vive de pirataria”. Alguém consegue imaginar Satanás chefiando uma rede de camelôs pelas ruas do rio a vender cds e dvds piratas? Pois é. Eu também não.
Outro fato substancial é a grande figura do capeta ser vinculada a esse assunto. É curioso notar que muitos só citam o diabo quando buscam sinônimo de coisas ruins. Do contrário, ele raramente é lembrado, já que sempre tem a imagem de perdedor e vencido. Engraçado né...
“Precisamos educar as pessoas, levá-las a refletir sobre este erro”, completa a presidente de forma exaltada. Além disso, em comentários direcionados aos próprios funcionários, a “vovó mk” faz uma colocação infeliz à seus empregados. “É muito importante que as pessoas saibam que não são apenas os cantores e as gravadoras que saem perdendo, mas também todos correm o risco de perder seu emprego, sua segurança e a garantia de dar a seus familiares uma vida com conforto e dignidade senão detivermos o crescimento alarmante dessa forma de crime”, diz. Imaginem os funcionários da MK ao lerem isso.
Já o pastor Ezequiel Teixeira, presidente do Projeto Vida Nova de Irajá, entrega todas suas intenções em apenas uma frase. “Temos que fazer as pessoas refletirem. Convencê-las de que a pirataria é um ato ilícito”, diz o pastor. Logo adiante ele apela para a bíblia como muleta para o objetivo da campanha.“Isso traz desordem, e onde não há ordem, o diabo impera. Só assim impediremos o agir de Satanás em nossas vidas. O pecado faz separação entre o homem e Deus”, apela Ezequiel.
Lendo isso você consegue entender? É difícil notar aqui quais são os reais objetivos? De que a pirataria é crime todos nós já sabemos. Afinal, o mercado fonográfico realmente vem sofrendo bastante com esse ato de lucro elícito. Porém, se alguém compra por necessidade ou por motivos pessoais, sejam lá quais forem, estas pessoas devem passar por este tipo de julgamento perverso? Deus vai virar o rosto para apenas por que você comprou um cd pirata? Será que é assim mesmo que Deus lida conosco? Ele nós troca por causa de um cd?
Não queridos. Infelizmente estamos sendo vítimas de algo maior. Um interesse gospel financeiro que tenta manipular mentes e imputar valores distorcidos. Seu relacionamento com Deus independe de MK ou não. Independe se você compra cds piratas ou não. Veja esta frase absurda de Fernanda Brum ao se referir que o preço não justifica a compra do produto falso. “É uma questão de dignidade”. Já a presidente, que provavelmente não chega nem perto de uma favela ou de um subúrbio para ver a dura realidade em que muitos consumidores de seus produtos MK vivem, diz com a maior tranqüilidade. “Se você não tem condições de adquirir o CD original, então não compre!”.
É fácil dizer isso a um pai que luta com dificuldade no fim do mês para fechar um orçamento da família, ir ainda a igreja, ter tempo pra aguardar o “Mover de Deus” em sua vida, sonhar em dar um presente para seus filhos e sua esposa, e ainda almejar comprar o cd da Cassiane. Não é tão simples como 2 + 2. A pirataria nasce também como uma alternativa de um povo sofrível em um país onde, na maioria das vezes, o pobre não tem vez.
A MK3 não apóia pirataria. Ganhar dinheiro sobre os outros não deixa de ser crime. Nós reprovamos apenas a maneira que a empresa tenta colocar a informação sobre as pessoas. Como sempre, o desespero de ganhar mais sempre se torna um grito. E a corda só arrebenta no lado mais fraco, os pobres.
É por isso que a mais de um ano, a MK3 vem promovendo um espaço na Internet onde as pessoas podem compartilhar seus cds de forma saudável e isenta. Considerada como crime para uns, do contrário da pirataria, a TROCA nunca foi crime segundo a legislação. “O que acontece é que não há uma legislação específica para esse tipo de infração”, disse João Rego, gerente de TI (Tecnologia da Informação) da Elnet, o qual já ameaçou a MK3 sem nenhum respaldo legislativo concreto.
Se temos então que nos basear pelo livro, assim o faremos. Segundo a bíblia, pirataria é crime. Porém, Deus não vai te fulminar porque você passou na calçada e viu aquele cd que você tanto gosta. Deus, do contrário do homem, não age por interesses. Ele age por amor.
Mas então afinal, o que é pirataria?? É comercializar produtos defendidos por direitos autorais VISANDO LUCRO. Ou seja, vendendo, direta ou indiretamente, e tendo lucro com isso.
Vamos estudar algumas palavras de nossa língua segundo o dicionário Aurélio de Língua portuguesa.
Troca > dar (uma coisa) por outra.
Cópia > Reprodução, imitação.
E tudo isso sem lucro, em nada se enquadra no código penal como crime. Logo, nós da MK3, temos o orgulho de dizer que estamos segundo a lei. Então, se você tem um cd, e quer compartilhar com um amigo, fique tranqüilo. Deus não vai se afastar de você. Nem seu braço completamente se ressecará ou o olho direito se escurecerá. Creia que Deus não funciona por dinheiro ou barganha.
O problema está nos ditos “ministérios” dos cantores. Até onde realmente isso é trabalho para Deus ou para o homem? É lógico que o lucro sustenta as coisas. Mas, se servimos a um Deus dos impossíveis, que fez gerar comida em pleno deserto, água da rocha, qual seria a dificuldade para multiplicar números e sustentar “servos” dele para que a obra musical se propague?
Tem alguma coisa muito errada nisso tudo. Só que muita gente não percebe.
Então, nesse natal, compre e baixe cds!! E dê de presente pra aquele amigo a coleção completa de Cassiane, ou Fernanda Brum que ele sempre quis ter! Afinal, seu dinheiro, do contrário do maná no deserto, não brota do céu. E uma coleção completa não é nada barata! No mais, fique tranqüilo com seu coração. Deus te ama porque ele te conhece.
Pirataria é Crime. Falar que Deus vai te abandonar por um cd, é mais ainda. Dar e trocar cds não é crime. Desde que você não ganhe por isso. E tudo isso, segundo a lei homens e segundo a palavra de Deus. “Amém?” (risos) Então se prepare para o natal MK3!!"
A parada pirata é >> AQUI <<.
Créditos: [ mk3news ]
Paz e Graça. Seja um Levita. Acenda a Luz... pra Lumiar de vez a escuridão.
[*]Palavra de Piriá: Acabel de ler um texto muito interessante no blog ( http://mk3news.multiply.com/) sobre a MK e a Pirataria.
Gostaria de deixar claro que não sou a favor da pirataria, estranho não é?! Mas é verdade. Distribuição gratuita de mp3 ou links não é pirataria.
Quero que leiam todo o texto e opinem aqui no blog e no blog original. Podemos até abrir um canal pra discussão pois o assunto está em alta e brevemente a questão da MP3 poderá ser resolvida e banida de vez do mundo digital (Acho meio impossível, mas...).
Transponho abaixo o texto na íntegra.
"Nesse fim de ano, a MK se vê rendida pela pirataria. Mesmo já sendo um império comercial e ganhando por todos os lados, a presidente Yvelise de Oliveira alega que 50% de todo o rendimento da empresa já é consumo de pirataria. “Isso chegou a níveis insuportáveis. Não podemos virar o rosto pra isso!”, diz a presidente furiosa.
A diretoria da empresa então, após bolar o slogan “sou cristão, pirataria não”, vem vinculando uma série de anúncios, seja rádio ou televisão, tentando persuadir o público específico de cada cantor. Naturalmente, as “dinossauras” em vendas foram as primeiras escolhidas para “impactar essa geração”. Porém, dando a impressão de um texto de improviso, os artistas muitas vezes não sabiam o que estavam falando. Alguns gaguejando, como por exemplo, a Comunidade Vida Cristã. Outros foram profundamente infantis.
Cassiane chamou a atenção ao direcionar-se a um público mais simples. A sensação que temos ao ouvi-la é a de que, se ela falar um pouco mais “difícil” seu público não vai entender a mensagem. "Pirataria começa com P de pecado, e o cristão tem que fugir disso", diz a cantora. Ainda bem que é com P!!
Já Fernanda Brum, recebe uma inspiração ninja de Rayssa, e fala através de um gesto de guerra, que não devemos praticar tal ato. Kleber Lucas, pastor e mais alguma coisa, assim como Fernanda optou pela linha espiritual da coisa. “Eu creio que há um espírito de engano por detrás de cada pirataria”, diz o cantor calmamente. Já a Comunidade Zona Sul, representada por Alcina e Jarbas, gravam um anuncio dos “melhorzinhos”. “Você gosta de falsa profecia? Bíblia faltando paginas?”, diz Alcina Villar com segurança enquanto Jarbas fica com cara de bobo ao seu lado.
Até aí nada demais. Afinal, a empresa vive de lucro. E que a pirataria tem crescido não só no meio gospel, mas no secular há milênios, isso é verdade. Porém, a MK tem ido ainda mais longe. Na ultima sexta feira, 01/12, Yvelise de Oliveira, a cantora Fernanda Brum, o apóstolo Ezequiel Teixeira, e o advogado Luiz Fernando Gervaerd, participaram de um debate na rádio 93 onde apenas esse assunto foi propagado, Pirataria. A empresa, que nunca “dá ponto sem nó”, sabe do alcance que a rádio tem sobre as fatias mais humildes do povo evangélico. E baseado nesses fatos, os participantes veicularam ideologias bíblicas bastantes perigosas em favor do orçamento da empresa.
Tendo grande projeção no meio gospel e sendo considerada quase uma enviada de Cristo a Terra, Fernanda Brum contou uma historia bíblica fazendo uma analogia com a pirataria.
“É assim que acontece quando compramos um CD pirata; pode parecer igual, mas não é. Quando se compra um produto falso, comete-se um crime, e todo crime gera morte. Toda imitação não vale a pena. Não compre coloquíntidas por abobrinhas, não compre gato por lebre”, diz a cantora de forma incisiva. Fernanda ainda foi mais longe, lembrando que parte do dinheiro arrecadado com a venda do CD Profetizando às Nações é remetida à Missão Portas Abertas. Ela só esquece de citar a outra parte que sustenta ela e sua família. Afinal, ela vive de seu trabalho artístico. Porém, o que se nota aqui é apenas o lado espiritual como razão universal.
Mas onde estaria o erro nisso tudo? Você provavelmente já comprou um cd pirata, não? Por acaso isso gerou morte em sua vida? Quando comprou, sabia que não teria dinheiro em seu orçamento para comprar aquele cd, que muitas vezes está caríssimo. E por isso, você gerou morte em sua vida?? Estamos nos deparando com uma prática assustadora e muito comum em meios de comunicação. A Manipulação.
Durante todo o debate os termos mais ouvidos foram “Precisamos fazer, temos que fazer..”. Yvelise por exemplo usa uma das piores frases de sua vida. “O diabo vive de pirataria”. Alguém consegue imaginar Satanás chefiando uma rede de camelôs pelas ruas do rio a vender cds e dvds piratas? Pois é. Eu também não.
Outro fato substancial é a grande figura do capeta ser vinculada a esse assunto. É curioso notar que muitos só citam o diabo quando buscam sinônimo de coisas ruins. Do contrário, ele raramente é lembrado, já que sempre tem a imagem de perdedor e vencido. Engraçado né...
“Precisamos educar as pessoas, levá-las a refletir sobre este erro”, completa a presidente de forma exaltada. Além disso, em comentários direcionados aos próprios funcionários, a “vovó mk” faz uma colocação infeliz à seus empregados. “É muito importante que as pessoas saibam que não são apenas os cantores e as gravadoras que saem perdendo, mas também todos correm o risco de perder seu emprego, sua segurança e a garantia de dar a seus familiares uma vida com conforto e dignidade senão detivermos o crescimento alarmante dessa forma de crime”, diz. Imaginem os funcionários da MK ao lerem isso.
Já o pastor Ezequiel Teixeira, presidente do Projeto Vida Nova de Irajá, entrega todas suas intenções em apenas uma frase. “Temos que fazer as pessoas refletirem. Convencê-las de que a pirataria é um ato ilícito”, diz o pastor. Logo adiante ele apela para a bíblia como muleta para o objetivo da campanha.“Isso traz desordem, e onde não há ordem, o diabo impera. Só assim impediremos o agir de Satanás em nossas vidas. O pecado faz separação entre o homem e Deus”, apela Ezequiel.
Lendo isso você consegue entender? É difícil notar aqui quais são os reais objetivos? De que a pirataria é crime todos nós já sabemos. Afinal, o mercado fonográfico realmente vem sofrendo bastante com esse ato de lucro elícito. Porém, se alguém compra por necessidade ou por motivos pessoais, sejam lá quais forem, estas pessoas devem passar por este tipo de julgamento perverso? Deus vai virar o rosto para apenas por que você comprou um cd pirata? Será que é assim mesmo que Deus lida conosco? Ele nós troca por causa de um cd?
Não queridos. Infelizmente estamos sendo vítimas de algo maior. Um interesse gospel financeiro que tenta manipular mentes e imputar valores distorcidos. Seu relacionamento com Deus independe de MK ou não. Independe se você compra cds piratas ou não. Veja esta frase absurda de Fernanda Brum ao se referir que o preço não justifica a compra do produto falso. “É uma questão de dignidade”. Já a presidente, que provavelmente não chega nem perto de uma favela ou de um subúrbio para ver a dura realidade em que muitos consumidores de seus produtos MK vivem, diz com a maior tranqüilidade. “Se você não tem condições de adquirir o CD original, então não compre!”.
É fácil dizer isso a um pai que luta com dificuldade no fim do mês para fechar um orçamento da família, ir ainda a igreja, ter tempo pra aguardar o “Mover de Deus” em sua vida, sonhar em dar um presente para seus filhos e sua esposa, e ainda almejar comprar o cd da Cassiane. Não é tão simples como 2 + 2. A pirataria nasce também como uma alternativa de um povo sofrível em um país onde, na maioria das vezes, o pobre não tem vez.
A MK3 não apóia pirataria. Ganhar dinheiro sobre os outros não deixa de ser crime. Nós reprovamos apenas a maneira que a empresa tenta colocar a informação sobre as pessoas. Como sempre, o desespero de ganhar mais sempre se torna um grito. E a corda só arrebenta no lado mais fraco, os pobres.
É por isso que a mais de um ano, a MK3 vem promovendo um espaço na Internet onde as pessoas podem compartilhar seus cds de forma saudável e isenta. Considerada como crime para uns, do contrário da pirataria, a TROCA nunca foi crime segundo a legislação. “O que acontece é que não há uma legislação específica para esse tipo de infração”, disse João Rego, gerente de TI (Tecnologia da Informação) da Elnet, o qual já ameaçou a MK3 sem nenhum respaldo legislativo concreto.
Se temos então que nos basear pelo livro, assim o faremos. Segundo a bíblia, pirataria é crime. Porém, Deus não vai te fulminar porque você passou na calçada e viu aquele cd que você tanto gosta. Deus, do contrário do homem, não age por interesses. Ele age por amor.
Mas então afinal, o que é pirataria?? É comercializar produtos defendidos por direitos autorais VISANDO LUCRO. Ou seja, vendendo, direta ou indiretamente, e tendo lucro com isso.
Vamos estudar algumas palavras de nossa língua segundo o dicionário Aurélio de Língua portuguesa.
Troca > dar (uma coisa) por outra.
Cópia > Reprodução, imitação.
E tudo isso sem lucro, em nada se enquadra no código penal como crime. Logo, nós da MK3, temos o orgulho de dizer que estamos segundo a lei. Então, se você tem um cd, e quer compartilhar com um amigo, fique tranqüilo. Deus não vai se afastar de você. Nem seu braço completamente se ressecará ou o olho direito se escurecerá. Creia que Deus não funciona por dinheiro ou barganha.
O problema está nos ditos “ministérios” dos cantores. Até onde realmente isso é trabalho para Deus ou para o homem? É lógico que o lucro sustenta as coisas. Mas, se servimos a um Deus dos impossíveis, que fez gerar comida em pleno deserto, água da rocha, qual seria a dificuldade para multiplicar números e sustentar “servos” dele para que a obra musical se propague?
Tem alguma coisa muito errada nisso tudo. Só que muita gente não percebe.
Então, nesse natal, compre e baixe cds!! E dê de presente pra aquele amigo a coleção completa de Cassiane, ou Fernanda Brum que ele sempre quis ter! Afinal, seu dinheiro, do contrário do maná no deserto, não brota do céu. E uma coleção completa não é nada barata! No mais, fique tranqüilo com seu coração. Deus te ama porque ele te conhece.
Pirataria é Crime. Falar que Deus vai te abandonar por um cd, é mais ainda. Dar e trocar cds não é crime. Desde que você não ganhe por isso. E tudo isso, segundo a lei homens e segundo a palavra de Deus. “Amém?” (risos) Então se prepare para o natal MK3!!"
A parada pirata é >> AQUI <<.
Créditos: [ mk3news ]
Paz e Graça. Seja um Levita. Acenda a Luz... pra Lumiar de vez a escuridão.